terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Dia Europeu da Vítima de Crime

Hoje, dia 22 de Fevereiro, assinala-se o Dia Europeu da Vítima de Crime. 


Muito obrigada, ao Sr. Carlos Brito, à Dra. Vera Pragana, à D.Elsa Gouveia e ao Sr. Paulo que nos ajudou em muito com os nossos convidados.


Ficam aqui algumas fotografias da nossa palestra. 




 
















No fim, entregamos umas lembranças aos nossos convidados.



quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Vale sempre a pena relembrar!

Viemos aqui para informar que no dia 22 de Fevereiro de 2011 - Terça-feira - Dia Europeu da Vitima - Vamos realizar uma palestra onde teremos o perfil de um agressor, de uma vitima e de uma técnica que fará uma contextualização do tema e dará alguns conselhos a nós, jovens!

Esta palestra terá inicio ás 9h no auditório da nossa escola.

Depois, faremos um resumo sobre esta palestra, que parece prometer!

Até lá , Sejam Felizes ;)

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Dia de São Valentim - (Conclusão)

Bem, o prometido é devido!







Deixamos fotografias das nossas telas terminada, bem como as informações que afixamos sobre o que é a Violência no Namoro. 



Agradecemos a todas as pessoas que colaboraram connosco. 

Marcadores!!!

Temos uma oferta para os nossos (per)Seguidores.
Nós fizemos marcadores e então decidimos publica-los aqui no blog para quem quiser imprimir, recortar e tem um marcador. 



Espero que gostem!

(Ao longo do dia de hoje ainda iremos publicar fotografias da nossa actividade na escola)

Dia de S.Valentim / Violência no Namoro

Hoje é Dia de São Valentim, pode ser um dia em que todas as pessoas andam felizes e fazem troca de presentes entre casais, mas existem muitas outra pessoas que podem estar a ser vitimas de violência por isso deixamos aqui umas imagens.  




Desejamos a todos os nosso (per)Seguidores um óptimo dia de S. Valentim. 
Divirtam-se. 

sábado, 12 de fevereiro de 2011

No Limite do Silêncio

"São cada vez mais os homens que se queixam de violência doméstica, representando cerca de 13% das participações na GNR e PSP. Mesmo assim, o número fica muito longe do que realmente se passa. Os homens evitam fazer queixa sobretudo por vergonha e medo de represálias por parte da agressora. Os filhos nos casais heterossexuais e a chantagem de revelar a orientação sexual nos casais do mesmo sexo, são as principais causas deste silêncio.

Nesta reportagem, dois homens dão a cara, e contam a tortura que foi a vida deles. Foram vítimas de agressão verbal e psicológica, e até mesmo violência física.
«No limite do silêncio» é uma grande reportagem de Brigite Martins, com Imagem de Gonçalo Prego e Montagem de João Pedro Ferreira."


sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Preparativos para o Dia de São Valentim

Como sabem o Dia de São Valentim já é na próxima segunda-feira, e nós já temos tudo pronto. No entanto, não vamos revelar tudo, mas vamos "levantar uma ponta do véu". 

Apresentamos uma sequência de fotografias, do processo de construção e no final, esta o trabalho quase terminado.









Em breve, haverá mais noticias. 

Notícia!!!!

Caros (per)seguidores,
Na quinta feira, dia 10 de Fevereiro de 2011, a noticia fomos nós. Saiu uma noticia, no jornal Reconquista.

A noticia é a seguinte: 

"Penamacor: Violência e emoções à mesa da sala de aula

O dia dos namorados não se faz apenas de corações, poemas e prendas. Num dia em que se fala de amor, um grupo de alunas do Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches, de Penamacor, propõe uma reflexão sobre o tema da violência nas relações. O colóquio que vai juntar na mesma sala um antigo agressor e uma vítima de violência doméstica é apenas uma das actividades de um trabalho no âmbito da disciplina de Área Projecto.
O projecto "Quem cala consente" está a ser desenvolvido por quatro alunas do 12.º ano, que desde o inicio do ano estão a estudar o fenómeno da violência nas relações. Uma realidade que não acontece apenas dentro do casamento. Em 2008 um estudo da Universidade do Minho, com base em inquéritos a 4730 jovens, concluiu que um quarto já tinha sido vítima de violência por parte dos namorados. Na Ribeiro Sanches não há estudos sobre a matéria, mas existe a noção do problema. 

"Toda a gente pensa que a violência é entre o homem e a mulher e não é bem assim. Cá na escola nós temos a percepção disso", diz Dalila Pelicano, uma das jovens envolvidas no projecto. Mas a violência também é psicológica, com palavras que doem mais que um estalo, exemplifica a jovem.
O "Quem cala consente" está presente na internet através do blogue http://quemcalaconsente12a.blogspot.com/ e do sitio http://www.wix.com/quemcalaconsente/accd. Os espaços são utilizados para divulgar artigos, poemas e outro material relacionado com o tema, bem como as actividades que vão sendo desenvolvidas. 
Cláudia Salvado, outra das jovens envolvidas no trabalho, admite que o tema da violência nas relações não foi a primeira, nem sequer a segunda opção na altura de começar a trabalhar, mas acabaram por agarrar o tema com unhas e dentes. A primeira das actividades aconteceu em Novembro, com uma largada de balões para assinalar o Dia Internacional da Eliminação da Violência contra a Mulher. Em preparação estão também duas feiras, cuja receita reverte para uma associação de apoio à vítima.
No outro lado da sala o tema em estudo é a inteligência emocional. O conceito é ainda difícil de explicar, mas Rita Barreiros arrisca. "É para ver se devemos pensar antes de agir, ou então agir racionalmente ou consoante as emoções", diz a aluna. O grupo dedica-se a estudar a maneira como as pessoas se relacionam entre si e como surgem os desaguisados.
Patrícia Leitão, uma das colegas, diz que muitas das vezes há mal-entendidos "que causam conflitos e acabam-se amizades assim". O alvo são os alunos do 5.º e do 6.º ano, a quem tenta explicar tudo isto com recurso a jogos e outras maneiras de passar a mensagem mais adequadas à idade.
A psicóloga Helena Duarte, que esteve pela primeira vez com este grupo de alunas do 12.º ano, diz que o trabalho está no bom caminho.
"Fiquei surpreendida, até porque é uma área que não é muito conhecida", confessou ao Reconquista.
Os trabalhos integrados no Área Projecto estão a ser desenvolvido em colaboração com a Cáritas Diocesana da Guarda, no âmbito de uma iniciativa transfronteiriça que em Portugal envolve escolas de quatro concelhos dos distritos de Castelo Branco e da Guarda.
Paulo Neves considera importante aprender o Português ou a Matemática, mas para ele também é necessário dar aos jovens o conhecimento da realidade envolvente. 
"O grande objectivo deste projecto é contribuir para que os alunos, o resto da comunidade e até o país conheçam melhor este território e que isso consiga promover algum desenvolvimento local", diz o responsável da Cáritas da Guarda, que está a trabalhar com as congéneres espanholas de Ciudad Rodrigo e Salamanca.
Os trabalhos destas alunas de Penamacor, mas também do Sabugal, Almeida e Figueira de Castelo Rodrigo, vão ser apresentados em todos os concelhos e para o mês de Maio está previsto um encontro para o qual estão a ser convidadas personalidades destes concelhos que dão cartas a nível nacional. 
Este trabalho só é possível porque existe uma disciplina chamada Área Projecto, que o Ministério da Educação decidiu extinguir no final deste ano lectivo. António Canoso, o professor que coordena os trabalhos na Ribeiro Sanches, lamenta o desfecho.
"É um erro acabar com ela, porque aqui tinham possibilidade de desenvolver actividades fora das disciplinas", diz o professor. 
Helena Pinto, a presidente do Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches, também lamenta o fim da Área Projecto, lembrando que em Penamacor tem sido aproveitada para desenvolver parcerias com outras instituições. Em 2010 uma colaboração com a Adraces, a Associação para o Desenvolvimento da Raia Centro Sul, resultou na elaboração de um DVD sobre o concelho. 
Para a responsável pelo agrupamento de escolas penamacorense "é muito importante que os alunos façam trabalhos que possam ser aproveitados e tenham alguma validade no mundo exterior à escola". "


quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Finalmente ! :)

Caros (per)seguidores!

Viemos finalmente revelar o plano das nossas actividades:
14-Fevereiro-2011 - Dia de S.Valentim - Exposição da Tela com vários pedaços que circularam pelas 18 turmas da nossa escola. Afixação de informações num placard sobre violência no namoro e distribuição de marcadores e alguns corações alusivos ao dia de S.Valentim!

22-Fevereiro-2011 - Dia Europeu da Vitima - Vamos realizar uma palestra onde teremos o perfil de um agressor, de uma vitima e de uma técnica que fará uma contextualização do tema e dará alguns conselhos a nós, jovens!

e por fim, em Março, no âmbito do Dia da Mulher, será realizada uma feira, na escola e na vila, onde os fundos reverterão a favor da Associação de Apoio à Vida da Guarda.

Brevemente daremos mais novidades e mostraremos algumas fotos dos preparativos.

Be Happy ;)


sábado, 5 de fevereiro de 2011

Confissões de uma vitima (...)

Sou um corpo que deambula ao acaso,
Que vive com medo todo o dia.
Amostra de ser mal amado
Sem conhecer felicidade e alegria.

Uma mulher constantemente criticada
Que chora apenas escondida,
Consciente que não vale nada,
E a imagem totalmente denegrida.

Escondo os hematomas como sei.
Habituei-me há muito a mentir...
Vivo uma vida como nunca pensei,
Com a maior parte do tempo a fingir.

Esta mão, assim queimada, e a doer,
É porque sou tão distraída...
Meti-a numa panela a ferver
E fiquei tão arrependida.

Tapo as nódoas negras com roupa
De Inverno, mesmo no Verão.
Apenas porque sou meia louca
Passo a vida a cair ao chão.

A boca, assim cortada,
Foi apenas porque sorri...
Não sei estar calada...
Apanhei porque mereci.

Quando parti o braço direito,
Foi porque me maquilhei nesse dia.
Mas afinal, foi bem feito,
Porque parecia uma vadia.

O meu corpo está tão cansado
Não aprendo a me comportar
Para viver bem com meu amado,
Que tudo faz por me amar.

Farta dos meus erros e maldade
Subo até ao vigésimo andar!
Salto, enfim, para a liberdade,
E já sou feliz... a voar!

Vera Sousa Silva

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Desta vez,

A NOTICIA SOMOS NÓS!

Hoje, durante a aula de Area de Projecto, tivemos o prazer de receber o Jornalista José Furtado, do jornal Reconquista! Ele ficou interessado em saber em que consistiam os nossos projectos e quis entrevistar-nos! Estejam atentos(as)! O Jornal sai no dia 10-02-2011! Depois, dêem a vossa opinião :D

Agora, já ninguém consente ;)